No dia 2 de abril celebra-se anualmente o nascimento de Hans Christian Andersen, que a partir de 1967 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, pois o autor foi o primeiro a adaptar fábulas existentes para a linguagem infantil criando um produto específico para consumo das crianças. As versões mais famosas de clássicos como "O Patinho Feio", "A pequena Sereia" e a "A Polergazinha" são de sua autoria. 

Este dia tem como objetivo alertar para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância, e tanto eu como os meus sobrinhos quisemos celebrar esta data com dois livros especiais, e digo especiais, porque os quatro livros pertencentes à coleção Viva a Natureza! incentivam as crianças a interagir com a natureza e a descobrir o mundo à sua volta. 

Com ilustrações simples e criativas e com atividades muito acessíveis, estes livros (com explicações muito claras sobre os diferentes temas), permitem uma aprendizagem prática dos conceitos apresentados. 


Os escolhidos para explorar, investigar e criar foram a "A Água" e "As Árvores", pois considero que sejam dois temas muito importantes a abordar urgentemente, devido à forma como ambos são (mal) tratados mas tão vitais no nosso planeta.

Relativamente ao livro d'A Água, a mensagem que é transmitida é que a a água cobre a maior parte do nosso planeta e é essencial à vida. Exploram... como a água dá forma ao nosso planeta e como a usamos no dia a dia; investigam... a água e o tempo, fazendo experiências divertidas, como criar uma nuvem dentro de um frasco e criam... um pequeno lago no jardim para albergarem alguns animais.

Quanto ao livro d´As Árvores, a mensagem que é transmitida é que as árvores são uma parte essencial do nosso planeta, pois é através das mesmas que obtemos o ar que respiramos e não só. Exploram... de que são feitas as árvores e de que forma beneficiam todos os seres do planeta; investigam... a idade das árvores e descobrem onde vivem as árvores mais antigas do mundo e criam... um guia/herbário sobre árvores com colagens de folhas diferentes e incríveis.

Podem encontrar esta fantástica coleção da Booksmile numa livraria perto de si pelo PVP recomendado de 11,99€.