é o titulo de um romance de Margarida Rebelo Pinto, escrito em Setembro de 2011. 
Há muito que a elegi como a minha escritora preferida, pois identifico-me com todas as suas palavras e este, este não poderia ter corrido melhor, um romance histórico. 
Ò Minha Querida Inês, se soubesses o encanto que tenho por ti. Desde pequena que te vou visitar e admirar por toda a tua coragem, bondade e amor. 
Recentemente consegui acariciar-te e olhei para a coroa, aquela que tu tanto desejavas e em vida D. Pedro não te a concedeu. 
Há muito que conhecia a tua história, mas só a parte boa, por assim dizer, a que Tu e D.Pedro se amavam, mas sendo um amor proibido, assassinaram-te.
Hoje fiquei a saber a outra versão menos feliz, mas que em nada te afectava, mulher cega e fraca, comum em mulheres apaixonadas.
Sei que mesmo depois de morta, gostarias de ficar com o teu amante, e ele fez-te a vontade, estão frente a frente no Mosteiro de Alcobaça para que o vosso amor permaneça sob a Terra e sob o Mar.
Quero que saibas que te admiro muito e que conseguiste ser reconhecida e amada pelo povo, tal como tu merecias, mulher pecadora, mas quem nunca pecou? Também eu pecava por amor, por um amor forte e lindo como o teu.

Obrigada Margarida e Inês, por tudo o que me fizeram sentir este fim-de-semana.

Sem dúvida um livro e uma história apaixonante sobre a Minha Querida Inês.