Duas vezes por ano, aproximadamente, realizam-se campanhas de solidariedade, e este Natal não seria excepção e é a partir daí que realizo este artigo: Que todas possamos contribuir para que esta época festiva seja celebrada com o mínimo de condições e alegria - muita alegria, e isso inclui refeições, higiene e brinquedos para as crianças. Sim, todos sabemos que os presentes não são o mais importante, mas isso é para nós, que já temos uma certa idade, mas as crianças, deixai-las sonhar e brincar, que é do melhor que a vida tem e nos pode proporcionar nessa faixa etária. 
Portanto, partilho convosco, as três campanhas que irei participar ou pelo menos tenciono, pois ainda não consegui apadrinhar uma criança no Pai Natal Solidário dos CTT, mas as restantes, irei com toda a certeza contribuir, mesmo enfrentando imensas dificuldades financeiras, pois mais triste do que ser pobre,é saber que existe alguém com menos condições de vida do que eu, e é isso que faz com que dê o pouco que tenho. 

1. Banco do Bebé - O Banco do Bebé lançou a campanha "Achar querido não chega", através da qual é possível, em qualquer balcão dos CTT ajudar os bebés nascidos no seio de famílias com dificuldades. Em qualquer loja dos CTT, peça uma embalagem solidária, e entregue o seu donativo (leite, papas, fraldas ou produtos de higiene) sem custos. Os CTT encarregam-se de nos fazer chegar a embalagem e nós a faremos chegar aos bebés que apoiamos mensalmente.

2. Banco Alimentar Contra a Fome - Nos dias 1 e 2 de Dezembro, colabore  na Campanha de Recolha em supermercados. Seja voluntário ou ofereça alimentos a quem mais precisa. Nova campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome. Campanha Ajuda Vale - 1 a 9 de Dezembro de 2012, através de compra de vales referentes a um produto alimentar, em supermercado. Para quem não se possa deslocar até às superficies, sempre pode colaborar na Campanha online - até 9 de Dezembro de 2012. 

3. Pai Natal Solidário dos CTT - Insere-se no espírito da Campanha de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, que os Correios lançaram há quase quatro anos, com o envolvimento de várias  instituições, e que permitiu já ajudar milhares de pessoas.
Para apadrinhar o desejo de uma criança basta selecionar uma carta, efetuar o registo para obter o código único da carta selecionada ou através do facebook, sendo a primeira a comentar uma foto/carta com o seguinte texto: "Eu quero ser madrinha/padrinho desta carta". Depois, no prazo de 3 dias úteis, só tem de se preocupar em satisfazer o desejo da carta escolhida por si e entregar o seu presente em qualquer Estação de Correio, informando aí o código da carta que lhe foi facultado. Os Correios tratarão de oferecer a embalagem e o envio dos presentes.

AJUDAR ESTÁ NA MODA, APOIE ESTAS CAUSAS/CAMPANHAS!