A maneira como nos organizamos não importa. O importante é estar consciente que precisa de organizar os seus dias e a sua vida em geral.
Poderá utilizar a agenda, o telemóvel, o computador ou uma simples folha de papel e tomar nota das tarefas que têm que ser feitas. Sim, porque é esse o pensamento que tem que ter - As tarefas TÊM que ser feitas. É um bom presságio para que a disciplina impere na sua vida.

Primeira parte. Sente-se e pense no seu dia-a-dia.

Tome nota das voltas que tem a dar, sejam na rua e/ou em casa, e até no menu da semana e escreva tudo.
O importante é separar as tarefas (consoante a sua prioridade) pelos dias da semana. Não estipule tarefas às quais não terá tempo para fazer num só dia. É importante realizar conforme as suas capacidades e se é para se fazer, convém fazer bem. Já o velho ditado o diz...”depressa e bem, não há quem”.

Crie rotinas, aplique-se, aprenda a gostar de cuidar da sua casa, da sua vida.

Distribua as tarefas domésticas por todos do agregado e pelos dias da semana. 

Fazer um pouco de cada vez, faz com que ganhe tempo e qualidade de vida ao fim de semana e/ou nas folgas, para que se possa dedicar à família e ao que mais gosta. 
Ao gerir bem o seu tempo, consegue tempo para tudo, e viver é sempre mais importante do que qualquer coisa.

Tente não realizar duas tarefas seguidas que menos goste. Por exemplo, eu alterno...uma que gosto e logo de seguida uma que não gosto. E termino sempre com a que me dá mais gosto, para que o bom humor continue durante o resto do dia.

Eu não consigo funcionar sem as minhas listas! Para além de serem um auxiliar de memória, no meu caso funcionam como incentivo a fazer o que tem de ser feito. Gosto de colocar um √ em cada item: dá a sensação de missão cumprida.

Para que vocês e até mesmo eu se possam organizar, decidi criar listas personalizadas, que ajudam imenso e têm acesso para download aqui.

Próxima rubrica: 21 de Dezembro.