"Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa. 
A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objetos pré-existentes e realidades do quotidiano. Partindo de engenhosas operações de deslocação, reminiscência do ready-made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica, da sociedade contemporânea e dos vários aspetos que servem os enunciados de identidade coletiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional. Resulta desta estratégia um discurso atento às idiossincrasias contemporâneas, onde as dicotomias artesanal/industrial, privado/público, tradição/modernidade e cultura popular/cultura."


Para as pessoas mais próximas de mim não é novidade a minha relação de proximidade com a Arte e o Design e que uma das minhas artistas preferidas da atualidade é a Joana Vasconcelos.
Condeno-me pelo facto de só ter apreciado os seus trabalhos há dois atrás e questiono o porquê da minha ignorância.
A mesma iniciou a sua carreira em 1994. No entanto, só partir de 1998 é que me identifiquei com as suas obras, mas na altura, eu tinha 8 anos de idade, e a arte para mim eram os desenhos maravilhosos que realizava e que toda contente mostrava à minha mãe quando chegava a casa, cansada do trabalho. Será desculpa para a minha falta de cultura?
Frequentei um curso tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, em 2007/2008, e o gosto pela arte começou a surgir e a paixão por artistas plásticos foi notória.
Daí apresentar-vos as minhas escolhas do merchandising desenvolvido para a exposição da Joana Vasconcelos no Palácio de Versailles em 2012, que se encontra á venda na fnac.

 Cadernos Coleção Royal Valkyrie
 Fita porta-chaves Coração Independente 
 Caneca Coração Independente 9,90€
Baralho de cartas 15€