(Não tenho qualquer tipo de inveja, para que conste).
Dos muitos artigos que se escreveram sobre o "poder dos bloggers na sociedade", apenas dois me suscitaram interesse... Ou desinteresse, por assim dizer.
O primeiro a que faço referencia inicia-se com a seguinte frase: "Nem tudo o que se lê nos blogues de moda e tendências é opinião isenta e sem interesse financeiro. Cada vez mais as marcas usam os bloggers como mensageiros dos seus produtos. Opinião e publicidade confundem-se." e foi publicado na revista que acompanha o jornal Expresso. Esta é uma das muitas interpretações que os jornalistas Bernardo Mendonça, Carolina Reis e Paula Cosme Pinto fazem ao longo de todo o extenso artigo que se esmeraram a escrever e a demonstrar a sua opinião.
Estando eu envolvida nos dois meios (blogues e comunicação), eis que partilho a minha indignação sob o conhecimento que detenho - que eu saiba os jornalistas devem manter-se imparciais face ao que escrevem e é exageradamente notória e nítida a opinião e a imagem que estes três jornalistas trespassam ao publico geral - Não gostam de bloggers de moda, pois estes "roubam os seus lugares" nos eventos de moda e que tendo eles um impacto enorme na sociedade também deveriam possuir um código deontológico.
O segundo e último artigo, o que fez com que escrevesse este post, saiu na revista Vidas, pertencente ao Correio da Manhã, em que o título do mesmo é o seguinte: "A geração blogue de moda".
Conheço todos os blogues a que fazem referência, gostei do que li, mas há um pequeno paragrafo que concordo totalmente e que me indigna há imenso tempo e passo a explicar o porquê.
"Não é só porque se tem um blogue com esse propósito que as marcas vão bater-lhe à porta. O que diferencia os ‘fashion blogues’ vai da qualidade das fotos à edição do texto, e há muita gente que se esquece desses pormenores." (o tal parágrafo)
Dou por mim a pensar, mas afinal quem são essas fashion (beauty, lifestyle, and other types) bloggers a que se referem?
Na minha sincera opinião, poucas são as que realmente merecem manter parcerias com determinadas marcas, pois a maior parte das mesmas NÃO POSSUI QUALIDADE DE FOTOS, NEM DE TEXTO, SEM FALAR DO DESIGN CONFUSO E DESELEGANTE.
Sim, faz-me muita confusão como é que as marcas se contentam com fotografias de instagram, que nem se dão ao trabalho de as centrar ou de modificar o tamanho para que estas sejam legíveis, acompanhadas de uma frase com 10 palavras, em que 9 delas são tão "banais". Sem esquecer nem justificam o texto, entre outros pormenores.
Muito bem dito, não poderia concordar mais ! ;)
ResponderEliminarObrigada Raquel! Há imenso tempo que estou para escrever este texto, mas não sentia coragem suficiente.
EliminarAcho o teu texto muito bem fundamentado. Nem preciso de acrescentar nada. Só quero fazer um comentário relativamente à questão que levantas nos dois últimos parágrafos. Uma das coisas que mais me deixa perplexa nesse campo, são as fotos mal focadas. É verdadeiramente ridículo! Bjs
ResponderEliminarMesmo! Por vezes fico parva com aquilo que vejo e não leio(ausência de textos informativos).
EliminarConcordo plenamente contigo, e nao é por inveja que digo que muitos dos blogs com parcerias nao possuem condições no seu blog (boas fotos, bons textos) para lhes serem dadas parcerias com marcas que possuem uma boa imagem e deveriam manter essa imagem sempre.
ResponderEliminarMas tambem tenho de admitir que ter uma parceria com uma boa marca é algo que muitas bloggers apreciam, mesmo que nao se interessassem por isso ao inicio, é sempre bom ter o seu trabalho reconhecido e apreciado.
Resumindo, acho que as marcas tem de começar a fazer uma melhor escolha das parcerias que fazem com as bloggers, e as bloggers tem de parar de pensar so em parcerias e voltar as suas origens.
Sophie.
Penso exatamente da mesma maneira Sophie, daí este texto a "desabafar" esses factos.
EliminarVou aproveitar para responder a este comentário com outra coisa que queria ter dito no meu comentário. Esses blogs que, por vezes, pouca qualidade têm nas suas fotos e/ou textos, são aqueles com 5000 seguidores ou mais (número hipotético), pois é isso que interessa às marcas. E como têm tantos seguidores? Não é pela qualidade dos posts, certamente. É pela enchente de passatempos que fazem. Como é que um blog com menos de 1 ano já tem mais de 1000 seguidores no blog?! Esta é uma situação que tive oportunidade de testemunhar há pouco tempo e que exemplifica muito bem o que falei anteriormente. Isto deixa-me um pouco indignada e não é por inveja, acreditem!
EliminarSim e o facto de serem da zona de Lisboa, ajuda e muito!
EliminarMuito bom post Joaninha. As marcas sabem que os blogs são uma grande influência e acho que poderiam começar a apostar em blogs com conteúdo, assim como as bloggers deveriam começar a seleccionar os patrocínios que têm e não irem com demasiada sede ao pote. Beijinho muito grande boneca.
ResponderEliminarTambém concordo. não li a revista apenas li aquela noticia que tanto se falou no facebook. Não sou ninguém para atirar pedras pois as minhas fotos não têm se calhar a melhor qualidade mas eu não sou paga para isso. Agora quem é pago devia de ter mais atenção a isso é verdade
ResponderEliminarbeijinhos
:) Gostei!
ResponderEliminarhttp://nobresonho.blogspot.pt/
http://nobressonhosloja.blogspot.pt/
Concordo contigo! Há muitas meninas que recebem coisas e no fim nem dão a opinião verdadeira nem têm o minimo de qualidade naquilo que fazem, e depois por uns pagam os outros, infelizente! Pois acho que existem em Portugal bons blogues sobre moda, mas acabam por ser desvalorizados pelos outros!
ResponderEliminarBeijinhos