A situação económica-financeira de Portugal é do conhecimento de todos, tanto dos empregadores como dos trabalhadores e desempregados. O que muitas pessoas não sabem, é que existem empregadores sem vergonha, e como boa cidadã que sou quero partilhar convosco uma situação, das duas que já se sucederam comigo.

Infelizmente, a minha situação económica-financeira cá em casa é bastante parecida com a do país, mas com a diferença que não possuímos dividas (sempre vivemos mediante as nossas possibilidades), mas o dinheiro começa a ser escasso, e isso fez com que neste momento voltasse a procurar emprego. (sim, há muitos anos que tento encontrar um trabalho, mas a tarefa não está a ser fácil).

Uma dos sites que mais acedo, é o http://www.net-empregos.com

Todos os dias e várias vezes, procuro as ofertas que vão aparecendo no meu distrito, que neste caso é Leiria, e infelizmente só me posso redimir ao mesmo, pois ainda me encontro a estudar.

Uma das ofertas que mais se encontra é a solicitação de Comerciais D2D, e para quem não sabe trata-se de angariar clientes porta a porta para uma determinada empresa, normalmente de comunicações (zon, meo...). Visto que era a única à qual me podia candidatar, decidi arriscar e enviar currículo para o email que aparecia no anuncio. 

Passado dois dias, ligaram-me para um entrevista, que foi marcada num café (que lugar tão propício, mas pronto, era o menos preocupante) e depois de muita hora de conversa, a mesma disse que nesse mesmo dia me enviaria por escrito todas as condições para iniciar o belo trabalho esta segunda feira.

Pois bem, na conversa que a mesma teve comigo no café, disse que eu trabalharia das 14h às 22h, que ganhava 2,50€ à hora, 10€ por dia, e que não tinha direito a subsidio de alimentação pois trabalhava a tempo parcial, isto 5 dias por semana, e ocasionalmente, fins de semana. 

Reti toda a informação, e como tive direito do trabalho este semestre sabia perfeitamente o quanto errado aquilo estava. No entanto, solicitei que a mesma me enviasse as condições por escrito via e-mail antes de assinar o contrato de trabalho.

Antes da mesma me enviar todas as informações, retirei as minhas próprias conclusões face ao que tinha estudado (Obrigada Professora/Advogada Tânia Patrícia), e eis a situação:

O meu horário de trabalho seria das 14-22h de segunda a sexta, isto dá 8h diárias, 40h semanais. Então isto trata-se de trabalho completo e não de um trabalho parcial.

Se se trata de um trabalho completo e/ou quando se trabalha mais de 5h p/dia, então tenho direito a subsidio de alimentação, que é de 4,65€ p/dia aproximadamente.

Por dia, só ganhava no máximo 10€, ou seja, das 14h às 22h, estaria a receber 1,25€ p/hora e não os 2,50€ p/hora como a mesma indicou. 

Com tudo isto no meu cérebro, esperei que ela me enviasse as condições de trabalho, e assim foi. No sábado recebi por e-mail o tão esperado "papel" com tudo explicito. 

Conforme o que recebi, a minha obrigatoriedade é apenas 4h/por dia como comercial. E aí sim, tudo batia certo (2,50€ p/hora =10€ p/dia, e como trabalhava menos de 5h p/dia não tenho direito a sub. de alimentação), mas o meu horário não seria das 14h às 22h, mas sim das 18h às 22h.

Enviei um e-mail a apresentar-lhe todo o meu raciocínio, e resposta da mesma foi: 

"Só trabalha 4 horas para efeitos de contrato, e na portas ´vai trabalhar até menos. Quando falei dos horários foi das horas que nos devemos encontrar porque antes do trabalhos existem sempre coisas para tratar, além disso como trabalhamos por objectivos quanto mais trabalhamos mais ganhamos."

Ora, como eu sou uma pobre desgraçada, jovem e preciso mesmo de dinheiro, eu tinha que trabalhar 4h de graça para conseguir trazer mais de 240€ para casa por mês.

A MINHA RESPOSTA FOI UM NÃO BASTANTE REDONDO. O facto de ser jovem, não faz de mim burra e inculta!

Para conhecerem um anuncio semelhante ao qual me candidatei, pertencente à manpower, acedam a este link:
http://www.net-empregos.com/1752994/entrada-imediata-promotores-comerciais-canal-d2d-leiria/#.Ue1-bI3VAWI