Ao que parece, o nosso querido ministro da Educação Nuno Crato sugere em Conselho de Ministros que o Estado deve apoiar não só os alunos do ensino público, como também do ensino privado. Ora, isto para mim é tudo uma palhaçada, e peço desculpa pelos modos como me vou expressar neste texto, mas isto "tira-me do sério". 

No ano letivo anterior recebi alguns e-mails da minha universidade, Instituto Politécnico de Leiria, a informar que o Estado diminui (e muito!) a verba para o recorrente ano. De certo modo, tenta fazer-se um esforço para compreender essa mesma ação face à situação económica-financeira que o país enfrenta, mas o que eu não consigo compreender nem aceitar, é; então se se tem de reduzir a despesa publica, que ideia megalómana é esta de apoiar o ensino privado???  Diz ele que, “a escola pública fica defendida” e “é promovida uma maior autonomia”. 

Como cita e bem o senhor Rui Santos, coordenador do grupo parlamentar do PS na comissão de Educação, Ciência e Cultura ao PÚBLICO “O que o senhor ministro pretende é criar uma escola pobre para pobres com resultados pobres”, e eu não estaria mais de acordo. 

Será que o senhor ministro Nuno Crato não sabe que os colégios privados são deveras seletivos e que tendem a aceitar apenas ou maioritariamente alunos demasiado estáveis a nível económico ou bons alunos? Nem sempre isso acontece, EU SEI, mas é cliché dos colégios. Será que ele não entende que essa "liberdade de escolha" dos familiares e alunos que tanto profere não existirá, não na maioria desses estabelecimentos? 

QUERO UM ENSINO PÚBLICO COM MAIS QUALIDADE, tenho dito. Invistam em formações para professores, criem novas regras, novos métodos, uma nova realidade. É disso que os alunos precisam: DE UMA MELHOR EDUCAÇÃO PÚBLICA ao nível da privada, e digo isto, porque do ensino primário ao preparatório frequentei escolas publicas, no entanto, o ensino secundário (em parte) foi realizado num colégio, e infelizmente, as diferenças são bastante notórias, desde o rigor e exigência por parte dos professores como a educação e esforço por parte dos alunos. Portanto há que remodelar o sistema de ensino público!