"Estou a chorar. Se me perguntares porquê, vou chorar sobre o teu traje e dizer, é por isto que eu choro.
Não me questiones, por vezes sou fraca e escolho os caminhos errados. Sabes o quanto gosto de cometer erros para aprender, mas este está a magoar-me tanto. Há imenso tempo que não chorava com tanta tristeza e rancor sobre a minha pessoa, mas o que me irrita mais é eu ter-me esforçado, se calhar não o suficiente, reconheço...
Amanhã é outro dia, irás ver-me sorrir para esconder a dor que me acompanha.
Como se nada bastasse descobri que a minha avó que considerava ser mais que minha mãe, tem cancro nos ossos e sinceramente não estou nada optimista.
Por vezes, dou por mim a pensar, porque é que a vida é tão complicada ? Não, não é porque eu a torno, ela é mesmo complicada.
Achas que se eu berrar com ela, ela muda de rumo e vai magoar outras famílias, outras vidas ?
Já não sei o que pensar, o que fazer, tenho o mundo ao contrário e não o consigo virar.
Mudar de vida ? Fugir não é solução, mas estou completamente em baixo e preciso ti.
Sentar-me à beira rio, olhar para os barcos a passar, dar uma moeda aos pedintes, aquela que me irá fazer mais falta, partilhar a minha sandes de bacon com aquele menino que está a vender os pensos rápidos com um pequeno cão a seu lado, gritar bem alto, " aqui eu sou feliz".
Porto, minha cidade, que tanto anseias a minha ida definitiva, não desesperes, não desisti de lutar por ti, sei que fomos feitos um para o outro e que me recebes com todo o amor e carinho, mas sempre nos podemos ver uns diazinhos. Tudo bem, sei que não é todos os dias, toda a hora, mas pensa assim, quando estivermos juntos, nunca mais te vou largar. Vou te abraçar com toda a força e vestir aquela capa preta de alma e coração. Irei render-me à tua sabedoria e encanto. Orgulho-me de ti meu ouvinte e espero sinceramente que não me vires costas, pois nunca vou desistir do nosso amor"
Amo-te Porto. "
(Zona de Fátima, Ourém, arredores vá!)
ResponderEliminarEm relação a este post... Querida não te conheço, mas posso dizer-te para não desistires... A palavra chave é esperança... Luta pelos teus objectivos! Um dia ainda vais sorrir muito*
Tenho vários amigos a estudar no porto e não gostam muito. É certo que no Porto estão as melhores universidades do país, e as médias são cada vez mais um absurdo, mas em termos de espírito académico o porto não vale nada. A rivalidade entre faculdades é enorme, os cursos são enormes, o que torna difícil conhecer-se todas as pessoas do curso, toda a gente mora longe o que torna dificil estarem muitas vezes juntos por exemplo até as tantas da noite porque a cidade é enorme e muito perigosa para depois andarem de metro ou autocarro, o nível de vida é mais caro (rendas de quartos mais caras, vida nocturna mais cara, transportes mais caros). Sim e já sei que toda a gente vai dizer que tem que se apostar nas boas faculdades para se ter melhor oportunidade no mercado de trabalho, mas as coisas não são tão lineares assim. Se trabalharmos em qualquer que seja a universidade do país, se levarmos o curso a sério, se obtermos bons resultados temos igual probabilidade de termos uma boa saída profissional. Não sei o que vês no porto minha querida, mas a única coisa positiva que eu vejo é as faculdades terem um pouco mais de "prestigio" (se bem que eu acho que o "prestigio" é criado muitas vezes na cabeça das pessoas e o seu posterior preconceito). Este ano as médias de psicologia baixaram em todo o País, incluindo Porto (mas continua a ter a média mais alta do País). Eu entrei com 14,2 e achava que nao conseguia entrar em nenhuma uni , no entanto agora conseguia entrar em lisboa, aveiro, algarve, vila real, quase todas as cidades :) Entrei na primeira e unica opção em que concorri para psic porque achava mesmo que não ia entrar e não queria gastar mais opções mas entrei e fiquei tão feliz. O importante é mesmo termos o curso que gostamos e levá-lo a sério e o mais importante é onde e como fazemos o mestrado. Por isso se o teu sonho é psicologia devias concorrer na 2ª fase, se nao entrares no Porto paciência, não percas um ano da tua vida por isso. Não te deixes levar pelos preconceitos estupidos que só no Porto é que as universidades são boas, não vamos tirar o prestígio as restantes universidades deste País, todas elas formam bons alunos. É esta a minha opinião :)
ResponderEliminarAlto lá o.o vejamos se entendi bem... as criticas do Porto são únicas e exclusivamente relativas às universidades? Porque pelo que entendi... é que o Porto é a cidade de categoria da Joana, mas vejamos se realmente o problema é a universidade, sem dúvida que não deves desistir só porque o Porto é a tua cidade de eleição! Há muitas cidades onde as universidades são igualmente boas. Agora se falamos do Porto como a nossa cidade natal.. Bem aí eu concordo com ela, eu não trocava o Porto por nenhuma outra cidade, jamais!
ResponderEliminarSe poderia eventualmente passar uns dias fora do Porto sem dúvida, mas o Porto é a minha cidade de eleição... é a cidade mais bonita aos meus olhos, claro que também outras o são, mas Porto é simplesmente magnifico. Durante a noite pode não ser nada de especial, muito pelo contrário pode ser bem perigoso, mas a culpa não é da cidade :)
Mas durante o dia é qualquer coisa de outro mundo :) é a cidade mais acolhedora que conheço, não é demasiado habitada é o suficiente para nos sentirmos confortáveis, não como o Algarve no Verão mas também eu nem assim a queria. É agradável o suficiente para mim e para os meus olhos. Adorei a cartinha ;) e sinceramente os meus desejos de grandes melhoras para a tua avó.
Um abraço forte e muitos beijinhos! Muita força* aquela que sempre me dás, retribui-o-te de de igual forma! :*
http://realdreams-liliana.blogspot.com/
Minha Joaninha, a esperança é a ultima a morrer! A melhoras para a tua avó, sei o que é ter um familiar tao proximo de nós, que tenha cancro. O meu pai tambem o teve, e foi operado em Maio deste ano mas, felizmente, correu tudo bem e nao foi necessario fazer mais tratamentos. Se lutares por aquilo que realmente queres, tu consegues! So tens que acreditar e ter força de viver. Sê feliz! O Porto, tem muitos aspectos negativos e positivos, mas se é la que queres, se é la que está quem tu mais precisas, vai! Luta, e enfrenta tudo e todos para, no fim, mostrares que foste capaz.
ResponderEliminarEstes dias nao têm sido faceis para mim. Fiquei colocada em Coimbra, no curso de Comunicaçao Social. É o que eu queria e fiquei feliz com o resultado! O pior foi quando contei aos meus pais... Nenhum deles me deu os parabéns porque, por vontade deles, ficava a estudar em Tomar. Mas custa-lhes perceber que cá nao há nenhum curso que me interesse. Enfim, ontem foi um dia complicado. Primeiro contei à minha mae e vi na cara dela o ar de pouca satisfação. Hoje de manha contei ao meu pai e estava com tanto medo da reaçao dele e de o enfrentar! Mas correu bem a conversa e foi tudo calmo. Agora, tenho que me desenrascar por Coimbra. Ainda nao deitei muitos foguetes por ir para lá, so quando estiver mesmo matriculada é que faço a festa. Beijinho (: