Infelizmente a minha mãe não tem dinheiro para os estudos. E as bolsas só nos são concedidas 6 meses depois do inicio das aulas. Tentei arranjar emprego para ter dinheiro e nem isso consegui, porque se descontasse o pouco que ia ganhar, não ia ter direito à bolsa.
Como se nada bastasse, a minha avó vai amanhã ser internada para começar os tratamentos do cancro, e vai para os Covões- Coimbra durante um indeterminado período de tempo e antes de tudo isto acontecer, ela sempre tomou conta da minha prima. Mais um problema, a miúda só tem 5 anos, ainda frequenta a pré escola e o seu horário é das 09h30 às 12h e das 13h30 às 15. A mãe da mesma trabalha por turnos e muitas das vezes sai as 22h, ou seja, sem a minha avó e a mãe a trabalhar, ela tem de ficar com alguém, adivinhem quem tem de ficar com ela, eu. Ir buscar à escola, dar-lhe almoço, levá-la à escola, ir buscar à escola, dar lhe lanche, banho e jantar.
Tudo isto para dizer que tenho que desistir dos meus sonhos. Sempre tive uma vida fantástica, com tudo o que queria, tanto bens materiais, como outros, e de repente a minha vida desmoronou-se completamente. Mãe desempregada, pais divorciados, avó com cancro...
Quanto às criticas dos comentários feitos no post "carta para quem ler", a cidade do Porto é tão perigosa quanto as outras. Aliás até considero a cidade que resido actualmente, Leiria, muito mais perigosa.
Sim, as universidades do Porto têm grande prestigio e as médias mais altas, não dá mais nem menos emprego, mas o que é certo, é que tanto para entrar como para sair da universidade, há um grande esforço e dedicação. Eu poderia entrar com 12 a psicologia, podia, tenho media de 16, mas sei que tenho capacidades para frequentar uma boa escola com uns professores exigentes.
Vida académica, o meu namorado estuda na FEUP (Faculdade de Engenharia da U.P) e há um espírito, que nem em Coimbra, muito menos Lisboa, eu consigo observar.
O Porto é fantástico, tenho lá tudo o que me faz feliz, excepto a minha mãe, a minha irmã e sobrinho.
Obrigada por me dares o teu e-mail *-*
ResponderEliminarQue pena estares com essas condições. A educação não devia ter os limites que tem...
Sinto muito:( espero que a tua avó fique boa e que consigas gerir tudo. Pode ser que mais tarde consigas fazer, pelo menos espero que sim ;)
ResponderEliminarBeijinhos e força :D
bem, parece mesmo que a tua vida deu uma inesperada volta de 360º, e que não foi para melhor, infelizmente :s
ResponderEliminareu reparei que estavas muito ansiosa por ir para a universidade, compreendo que vejas isso como uma fase muito importante da tua vida e que, de repente, vai ter de ser adiada. os imprevistos acontecem na vida e na nossa idade infelizmente serão cada vez mais sérios, mas nós temos de ser fortes para os conseguir contornar! acredita que a tua mãe vai conseguir trabalho, acredita que a tua avó vai recuperar, acredita que esse tempo passado com a tua prima te vai animar e acredita que daqui a um ano tudo estará melhor! :)
é triste quando estamos bem com a vida e de repente nos tiram o chão, dói e custa mas vê as coisas desta forma: isso irá fazer-te mais forte e, mesmo que agora não querias aceitar, há males que vêem por bem e daqui a uns anos vais poder tirar boas lições desta fase má que estás a passar.
aproveita para fazeres ver à tua avó o quanto ela é importante, ela vai precisar o carinho e apoio dos familiares. o mesmo com a tua mãe, não a deixes ir abaixo porque ser despedida, como tu deves saber, é muito desmotivante e faz-nos repensar as nossas capacidades e qualidades...
não lamentes não ir para a universidade este ano, as coisas foram decididas assim por uma força que não conseguimos controlar e acredito que um dia mais tarde tu vais perceber o porquê disto ter acontecido.
espero ter-te ajudado. nós nunca fomos muito próximas e, para dizer a verdade, sempre tive algumas reticências quanto a ti, mas isso agora não interessa e acho que podemos sempre esquecer as coisas más e ajudar quem precisa, às vezes uma palavra amiga é o que basta e eu senti que tinha de te dizer estas coisas.
beijinhos e, se quiseres, podes contar com o meu apoio sincero :)
Olha querida não podia ter dito melhor do que a Sara. Tu sabes que se somos teus seguidores estamos aqui para o que der e vier , apoiamos-te em tudo! E sinto muito em ler isto vindo de uma menina da tua idade... ainda tão nova e já com tanta responsabilidade em cima dos teus ombros, mas é como a Sara diz, este mal ainda vai vir por bem e vais ver que esta fase é precisamente uma má fase! As coisas vão-se resolver e com certeza um dia vais voltar a estudar! Nunca deixes de lutar pelos teus sonhos nem se quer penses em desistir. Se a situação está como está tem calma e tu vais conseguir, nada disto é levado de ânimo leve bem sabemos mas mais forte do que o nosso próprio corpo é o nosso coração! Não há nada no mundo mais forte do que este minúsculo orgão e no então é graças a ele que vivemos :)
ResponderEliminarEssa treta das bolsas infelizmente é assim que o nosso governo faz as leis porque de facto não tem nada a ver as calças com o cu, como diz o ditado... Acho que são leis extremamente injustas para quem de facto necessita, que é o caso de pessoas como tu... Eu sempre quis ter uma bolsa porque achei que necessitava, mas os meus pais sempre disseram que enquanto poderem eles pagam tudo para as filhas isto porque lá fora, fora do nosso pequeno cantinho acolhedor há gente , muita mais gente a precisar de bolsa. E então sempre achei que o governo/estado ajudava as pessoas mas não...é tudo uma questão de conveniência. E sinceramente odeio aqueles que têm dinheiro para tudo ao final do mês e no entanto usufruem de bolsa!
Agora vá, vamos lá erguer essa cabeçinha minha linda! Eu falo por mim, estou sempre aqui para qualquer coisa! Todo o apoio que me deste até hoje dou-te eu a ti agora! Cabeça erguida e tem calma linda as coisas vão-se resolver... Custa, mas basta acreditar. Infelizmente é uma tarefa extremamente difícil (falo por mim) mas até eu um dia tenho de acreditar em mim! E ser positiva. Um grande beijinho e por favor não me agradeças. Estas palavras são ditas com carinho e do fundo do coração, se as escrevo é porque realmente me preocupo contigo! Um abraço forte*
http://realdreams-liliana.blogspot.com/
O que te posso dizer é que nunca é trde pra concretizares os teus sonhos! E se neste momento não tens possiblidades para tal, daqui a uns anos já podes ter a estabilidade necessária para poderes estudar. Nunca desistas é dos sonhos! As melhoras para a tua avó!
ResponderEliminarVou começar pela parte mais fácil, tirando areas específicas como medicina, em Lisboa estão as médias mais altas, o meu curso, a minha faculdade é quem pede média mínima mais alta (16,45)
ResponderEliminarPassando à parte intermédia, há outras entidades à quem poses pedir bolsas nomeadamente a tua propria faculdade, instituições financeiras e outras não financeiras tais como a Gulbekian - info à parte, fica ao pé da minha faculdade. e há instituições que dão bolsas para cursos específicos, por ex uma empresa de automóveis dá bolsas à engºs mecanicos.. Eu soube quando meus pais passaram or uma altura dificil e eu fui procurar bolsas. no proprio site do DGES está lá um manual para alunos que querem pedir bolsas.
Como a minha falculdade era um sonho da minha mãe, ela juntou dinheiro há muitos anos, infelizmente não foi o suficiente para eu fazer um programa de intercambio mas já não é mau.
E, apesar de gostar de estudar, nunca quiz ir para a faculdade, eu sou das pessoas que acreditam na capacidade de inovação e não num papel a dizer "sra Dra".
Quanto À tua familía desejo o melhor e que tudo fique bem.
Espero ter ajudado.
Beijinho e boa semana
http://thakitty.blogspot.com
Primeiro que tudo, lamento pela tua avó, e espero que ela melhore o mais rápido possível.
ResponderEliminarDepois, também sei o que é ter a vida mudada de um dia para o outro, pais divorciados, etc.. Custa sempre. Felizmente estou na fac, mas não estou a tirar o meu curso de sonho.. Após muito ponderar estas ferias, decidi que no próximo ano vou fazer o exame nacional de biologia e tentar entrar no tal curso que sempre sonhei, mas que por algumas razões sempre pensei não conseguir. Realmente, não sei se vou conseguir ou não .. Mas uma coisa vou ter a certeza, vou tentar com tudo o que puder. Porque os sonhos não são para deixar para trás. Pode não ser agora, mas tenho a certeza que vais lutar para realizar os teus sonhos :) tal como eu !
O meu comentário não foi uma critica, nunca foi essa minha atenção. Muito pelo contrário, era para te dar força e seguires o teu sonho mesmo que não seja na universidade que tu sempre sonhaste. E com média 16 entravas na universidade de psicologia do porto, a média para concorrer este ano era 16,3 e não sei se ja foste ver a listagem dos colocados mas a média baixou para 15,8 se não estou em erro. A média de psicologia baixou em todas as universidades do País sem excepção, o que vem provar, na minha opinião as desastrosas notas do exame de português. Quanto ao nível de criminalidade tenho que discordar de ti, não faço a mínima como seja leiria, mas toda a gente que vem de grandes cidades como Porto para Vila Real (cidade onde vivo) estudar admiram o sossego desta cidade e o facto de andarem sem medo pelas ruas, coisa que não acontece lá. A cidade do Porto é também das mais caras para se estudar, tenho imensos amigos lá, por isso é que tenho uma opinião muito bem formada sobre esta cidade, vou lá imensas vezes. Antes também pensava como tu, o que eu mais queria era entrar na universidade de psic de lá, mas percebi com o tempo que passei lá e muito em ambiente académico que aquela cidade não fazia o meu género, percebi que não me ia adaptar e tinha imenso medo de andar na rua à noite, achei uma vida académica muito "solitária" em relação ao que estou habituada a ver em Vila Real. Mas isso tudo é relativo, as pessoas são diferentes e por eu não gostar não quer dizer que não gostes. Eu falo pela minha experiência mas não descarto a hipótese de ir fazer o meu mestrado à universidade de psicologia do porto, mas isso
ResponderEliminaré numa fase mais madura da minha vida. E quanto aos teus problemas minha querida eu desejo-te muita força, tudo se vai resolver pelo melhor e não desistas nunca dos teus sonhos :) e lembra-te que quase ninguém entra na universidade que na verdade quer, eu não entrei na minha cidade por 4 centesimas.
O Sol quando nasce é para todos! Sai à rua e procura os raios de luz que te pertencem... Quero com isto dizer: não desistas...
ResponderEliminarA vida às vezes é tão madrasta :/ Boa sorte, desejo que tudo melhore*
Beijinho, já te estou a seguir, ainda vou ver um post daqui a uns tempos muito mais animado, vais ver!
Oh minha linda =( Fiquei mesmo triste ao ler este texto..Todas nós sabemos que é muito fácil falar sem viver as situações e eu sigo-me por esse lema, portanto não sei o que será passar o que estás a passar, não sei o que te dizer e não te vou dar conselhos. Mas independentemente de tudo hás de ter sempre pessoas para te apoiar. Só nos conhecemos por aqui mas também é possível perceber como é uma pessoa apenas pelo que ela escreve. Acho-te uma querida e gosto muito de ti e sabes que quando vieres a Lisboa tens aqui uma amiga para conhecer =)
ResponderEliminar