Sempre me considerei uma pessoa “agarrada” ao passado. Recordo que quando era mais nova regressava da escola, dirigia-me até ao sótão da minha avó, às escondidas, pois ela não gostava que tocasse em todas aquelas lembranças, e vestia algumas das roupas, calçava uns saltos e iniciava a procura de objectos de decoração e brinquedos.
Todos os dias trazia algo comigo, nem que fosse o caderno de poemas que a minha tia escrevera quando sofreu de desgostos amorosos (ela tinha mesmo jeito!).
Há algum tempo que determinadas marcas portuguesas apostaram em reeditar as embalagens dos seus produtos, apostando numa imagem retro/vintage, criando assim uma certa nostalgia, relembrando os consumidores que aquele produto fantástico ainda está e pode estar presente nas suas vidas.
Foram-me concedidos dois sabonetes da marca Claus Porto, que “é uma marca centenária portuguesa que carrega um notável passado histórico, marcado pela autenticidade e pela exclusividade. De inspiração tradicional, a marca espreita a inovação, perseguindo uma filosofia de cariz artesanal pontuada pela vontade de sublinhar a originalidade e de arriscar enveredando por novos caminhos e pelo lançamento de novos e luxuosos produtos.
Sob o lema "Preservar o passado, estimular o presente, desafiar o futuro”, a Claus Porto movimenta-se num universo de luxo e de glamour, no qual se inscreve uma constelação de sofisticados aromas de culto que brilham sob os desígnios do design clássico de inspiração vintage, recuperados dos rótulos centenários da marca. Desde 1887.” 
Existem 4 linhas, são elas a DECO COLLECTION, Clássico Fantasia, Floral & Violet COLLECTION e por fim a Musgo Real, compostas por sabonetes, sabonetes líquidos, sais de banho, velas aromáticas e produtos de barbear.
Confesso: nunca fui apologista do uso de sabonetes sólidos, única e exclusivamente por uma razão, a ausência de ergonomia, ou seja, a sua forma não é adaptada à forma da nossa mão, e isso para mim, é um aspecto muito importante na aquisição de um produto, mas experimentei um sabonete sólido da DECO COLLECTION (VOGA) e outro da Clássico Fantasia (CHIKEN), e é através dos mesmos que formulei a minha sincera opinião: uma suavidade que não consigo encontrar num sabonete líquido. Um toque aveludado, uma pele delicada e um aroma suave. 
Sei que as sensações são difíceis de alcançar através de palavras, no entanto não é impossível. Quero que imaginem as vossas mãos acarinhadas por uma rosa enquanto a desbotam. Alcançaram? Então é mil vezes melhor.
Estes sabonetes são de uma qualidade fantástica e atrevo-me a dizer que os trocaria e troquei pelo meu gel duche diário. 
Para além de tudo isto, tenho que admitir que foi difícil retirá-los da embalagem, pois são tão, mas tão bonitas, que dariam um excelente objecto de decoração. 
Os preços dos sabonetes rondam entre 7€ a 25€, aproximadamente, dependendo do tamanho e da quantidade.
Montagem realizada por mim.

Para mais informações, visite a página oficial: www.clausporto.com
Ou os facebook's oficiais da marca: Claus Porto // Ach Brito