Assim que recebi este e-mail da Showroomprive.pt, decidi que era um artigo a partilhar obrigatoriamente com as minhas leitoras, até porque todas as semanas, incentivo que realizem compras online (ebay), e daí preocupar-me com esta questão da "segurança online".

De certeza que isto soa-lhe familiar: a pressa para chegar ao trabalho, fazer as compras antes que o supermercado feche ou mesmo levar os filhos para a escola a tempo; e quando chega a casa: só quer descansar! Isto faz com que o tempo para dedicar às suas necessidades, como comprar ou dar um mimo a si mesmo, seja reduzido. Comprar online pode ser uma opção, mas como Showroomprive.pt recomenda, deve ter algumas precauções. Quando falamos de segurança, os consumidores devem manter-se sempre em alerta. De seguida, apresentamos algumas sugestões que os usuários devem ter presentes para realizar compras online seguras:

Primeiro: É essencial proteger a privacidade, e antes de comprar é necessário ler a politica de privacidade da loja online para ter conhecimento de qual é o tratamento de dados pessoais que se irá realizar. O usuário tem o direito de modificar ou cancelar os seus dados pessoais em qualquer momento.

Segundo: Para além de proteger o seu computador ou tablet com um bom antivirus, Showroomprive. pt aconselha a indentificar previamente a web em que realizará a compra segura. Desconfia dos sites que apresentam uma construcção simples e que não facilitam informação segura? Se acredita que não é uma web fiável, poderá contactar com a mesma antes de facilitar a sua informação pessoal ou asegurar-se de que está ligado a qualquer um dos selos de confiança online europeus. 

Terceiro: Faça compras em lojas online bem administradas, que dispõem o livro de reclamações. Não efectue compras em internet em computadores públicos. Não se pode esquecer que estes são utilizados por todo o tipo de pessoas e que muitas das vezes também para visitar sites com software prejudicial que armazena a informação.

Quarto: O usuário que compre online deve ser atendido por um serviço de atenção ao cliente telefónico, via e-mail ou chat que possa dar assistência em qualquer momento.

Quinto: Antes de realizar o seu pedido, é conveniente rever as politicas de devolução da empresa. Os produtos adquiridos devem poder ser devolvidos pelo consumidor no caso de não atender às suas expectativas, sem ter que explicar qual é o motivo de devolução.

Sexto: O e-commerce em que realizará o seu pedido, deve enviar-lhe um e-mail com um comprovativo de compra em que figurem os produtos adquiridos, preço total da compra e data de realização. Isto servirá como ticket de compra.

Por último, um dos pontos mais importantes: o pagamento.
Assegure-se de que o pagamento se realiza através de uma plataforma de pagamento seguro como Paypal, MB NET ou uma entidade bancária e também que a direcção da página começa por https:// em vez de http:// quando realiza o pagamento (sistema seguro). É necessário dedicar uns minutos e confirmar que o processo de pagamento está a ser realizado de forma segura.

Espero que estes conselhos vos sejam úteis, tanto quanto a mim. Brevemente abordarei outros temas relacionados com o comércio online, tais como as formas de pagamento.