Como o nome indica é o inicio das relações sexuais na adolescência.
Hoje decidi falar deste tema, pois noto que cada vez mais a sociedade é vulnerável em relação a este aspecto.
Refiro-me principalmente aos adolescentes, pois é nessa fase que estes se desenvolvem fisicamente e descobrem o funcionamento de certos órgãos do seu corpo, chamada de puberdade.
As raparigas evoluem mais rapidamente: aparecimento de pelos púbicos, crescimento dos seios, alargamento da anca, aparecimento da menstruação, entre outros. Todas estas características despertam a sexualidade dos rapazes, induzindo a masturbação através da descoberta da função do seu órgão genital: o pénis, ao qual estimulado ejacula uma espécie de liquido com o nome de sémen.
O aparecimento da menstruação por parte das raparigas e a ejaculação de sémen por parte dos rapazes, pode levar a consequências negativas nas suas vidas, a gravidez na adolescência. Mas isto só acontecerá se não tomarem as providencias necessárias: uso de preservativo (rapaz) e da pílula (rapariga). Podem optar por usar apenas um dos métodos contraceptivos, mas para uma melhor eficácia e segurança, usa ambos.
Atenção: Para as meninas: Tomar a pílula os 21 dias seguidos e se possível à mesma hora todos os dias. Caso se esqueçam de tomar a pílula, dentro de 12h a 24h tomem-na no dia seguinte referente ao dia em falta( para uma melhor organização, toma a pílula referente a cada dia da semana).
Para os meninos: Esqueçam a mania de colocar os preservativos na carteira ou comprarem naquelas máquinas de rua, pois estes encontram-se em mau estado devido à temperatura que estes se encontram nos respectivos locais. Pode romper muito facilmente.
Verifiquem sempre a data que está inserida na embalagem do preservativo.
Cuidado ao colocar o preservativo de modo a que este não se rompa.
Com toda esta informação ainda há quem engravide nesta sociedade. O que se passa ? Que razões levam a que isso ainda aconteça?
Fugindo um pouco do tema principal, irei agora direccionar-me a ele. Nos parágrafos anteriores expliquei um pouco do "mundo dos descobrimentos" sexuais da adolescência: identifiquei as mudanças físicas e o que estas podem levar = acto sexual.
O acto sexual ou a relação sexual não deve ser vista como proibida ou tabu na adolescência, mas deve ser levada como um acto de grande responsabilidade e maturidade por parte de ambos.
Responsabilidade e maturidade, algo que normalmente não se atinge na "totalidade" na adolescência, pois estes estão numa fase de mudança não só física mas também psicológica, o que pode provocar alguns actos menos apropriados para o estereótipo da idade em que se encontram.
Muitas deles pensam que estão preparados para iniciar a vida sexual quando descobrem a atracão e a excitação em contacto directo ou indirecto com o parceiro, amigo, colega, entre outros e cometem o erro de "perder a virgindade" entre os 13 e os 16 anos.
No meu ponto de vista e por já ter passado essa idade, custa-me observar estas situações de iniciação sexual precoce. Na maioria destes casos, arrependem-se de ter feito com este e com aquela e para mim, acho que deve ser visto como um acto de amor, não de mera atracão, desejo, etc.
Todos os casos são casos e falo no geral, não criticando ninguém ou algum caso em especial.
" Perdi a virgindade aos 19 anos, muitos podem achar que foi tarde demais, outros na altura certa. As opiniões divergem de pessoa para pessoa. Não me considero um exemplo a seguir ou a menina certinha, simplesmente aconteceu com a pessoa certa, na altura certa e numa relação bastante estável. Hoje não me arrependo e foi lindo".
Com isto quero dizer, que não há idade para iniciar a vida sexual, mas tenta englobar estes 7 lemas:
Confiança
Amor
Segurança
Amizade
Maturidade
Responsabilidade
Compreensão
Maturidade
Responsabilidade
Compreensão
(Por vezes pensamos que temos tudo isto na relação, e na realidade não existe, portanto deixa que o tempo defina a tua relação para que nunca te possas arrepender).
Sem comentários:
Enviar um comentário