As seguidoras assíduas devem recordar-se que descobri que tenho um tumor benigno na mama esquerda, o que fez com que sofresse e chorasse muito quando detectei anomalias e soube da noticia.
No momento da ecografia mamária e da mamografia devo um muito obrigada às funcionárias da CEDILE que me acalmaram imenso e me deram muito apoio.
Sei que estou a ser vigiada e acompanhada pelo melhor médico, mas foi devido ao auto-exame mamário que descobri e portanto achei que devia partilhar com vocês como se deve fazer para evitar males maiores  no post anterior, mas para completar tudo isto, achei que devia de partilhar com vocês, como foi descobrir e lidar com este novo "amiguinho do peito".

"Todos os dias realizava o auto exame mamário (mas o aconselhado é na semana após a menstruação), nomeadamente no banho, até porque com a agua e o sabonete facilitava a detecção.
Um dia, em Fevereiro, na minha rotina detectei um "caroço" e o mesmo andava na mama de um lado para o outro e este não havia surgido no dia anterior, fiquei muito preocupada.
Partilhei essa "angustia" com a minha mãe, irmã e namorado, e os mesmos como acham que sou hipocondríaca, disseram que não tinha necessidade ir ao médico que depois desaparecia.
A partir daí fiquei triste e chorava todos os dias, sem que ninguém se apercebesse, pois não queria que dissessem que era tudo da minha cabeça.
Passaram duas, três, quatro semanas, dois, três, quatro ... meses e eu sempre a sofrer aquilo tudo sozinha, fiquei mesmo obcecada e passava o dia a apalpar o caroço até que em Julho (só!!!) ganhei coragem e voltei a falar com elas sobre o mesmo assunto e elas: " nunca mais falaste disso, pensávamos que tinha desaparecido, tens de ir ao médico" e eu " não falei porque vocês achavam que era tudo mania das doenças, mas já não aguento mais passar por tudo isto sozinha".
No dia seguinte, fui com o meu namorado a uma clínica privada, ao qual sou sócia , e na consulta, a médica, que por acaso é minha prima e sócia gerente da clínica, ficou espantada por passar tanto tempo sem vir ao médico e disse que ainda hoje teria de realizar uma ecografia mamária e uma mamografia.
Saí da consulta, liguei à minha mãe e disse que os dois exames ficariam por 60 euros, sem credencial do médico de família e ela não me queria deixar realizar os exames, sem antes ir ao Centro de Saúde, do qual só arranjaria consulta passado uns 5 meses e eu não poderia esperar mais. Acreditem, foi difícil que ela percebesse o quanto grave era a situação.
Fui logo para a CEDILE, um local onde se realiza exames, ecografias, entre outros e comecei a chorar imenso sem me conseguir conter à frente de todas aquelas pessoas. A minha mãe depois veio ter comigo e com o meu sobrinho. Fiquei feliz, estava com três pessoas que significam muito na minha vida, só faltava a minha irmã, o meu cunhado, a minha avó e a minha prima Maria Carolina estarem ali.
O que me deu mais força naquele momento foi o meu sobrinho que me viu a chorar e me limpava as lágrimas (estou emocionada ao escrever tudo isto).
Chegou a hora de entrar no consultório e descobrir toda a verdade, sim, porque, eu fiz questão que a médica me dissesse toda a verdade naquele momento e ela foi e agradeço-lhe imenso e ainda me fez sorrir,  ver a vida e tudo aquilo que estava a acontecer , como algo não negativo. 
A partir desse dia, tenho sido vigiada e acompanhada pelo meu ginecologista e ele diz que por enquanto eu ainda não necessito de recorrer a cirurgia, mas eu queria muito, pois tenho medo que o nodulo cresça. "

Este mês, é o mês cor de rosa, o de prevenção ao cancro da mama. "Levem esta causa a peito".