As seguidoras assíduas devem recordar-se que descobri que tenho um tumor benigno na mama esquerda, o que fez com que sofresse e chorasse muito quando detectei anomalias e soube da noticia.
No momento da ecografia mamária e da mamografia devo um muito obrigada às funcionárias da CEDILE que me acalmaram imenso e me deram muito apoio.
Sei que estou a ser vigiada e acompanhada pelo melhor médico, mas foi devido ao auto-exame mamário que descobri e portanto achei que devia partilhar com vocês como se deve fazer para evitar males maiores no post anterior, mas para completar tudo isto, achei que devia de partilhar com vocês, como foi descobrir e lidar com este novo "amiguinho do peito".
"Todos os dias realizava o auto exame mamário (mas o aconselhado é na semana após a menstruação), nomeadamente no banho, até porque com a agua e o sabonete facilitava a detecção.
Um dia, em Fevereiro, na minha rotina detectei um "caroço" e o mesmo andava na mama de um lado para o outro e este não havia surgido no dia anterior, fiquei muito preocupada.
Partilhei essa "angustia" com a minha mãe, irmã e namorado, e os mesmos como acham que sou hipocondríaca, disseram que não tinha necessidade ir ao médico que depois desaparecia.
A partir daí fiquei triste e chorava todos os dias, sem que ninguém se apercebesse, pois não queria que dissessem que era tudo da minha cabeça.
Passaram duas, três, quatro semanas, dois, três, quatro ... meses e eu sempre a sofrer aquilo tudo sozinha, fiquei mesmo obcecada e passava o dia a apalpar o caroço até que em Julho (só!!!) ganhei coragem e voltei a falar com elas sobre o mesmo assunto e elas: " nunca mais falaste disso, pensávamos que tinha desaparecido, tens de ir ao médico" e eu " não falei porque vocês achavam que era tudo mania das doenças, mas já não aguento mais passar por tudo isto sozinha".
No dia seguinte, fui com o meu namorado a uma clínica privada, ao qual sou sócia , e na consulta, a médica, que por acaso é minha prima e sócia gerente da clínica, ficou espantada por passar tanto tempo sem vir ao médico e disse que ainda hoje teria de realizar uma ecografia mamária e uma mamografia.
Saí da consulta, liguei à minha mãe e disse que os dois exames ficariam por 60 euros, sem credencial do médico de família e ela não me queria deixar realizar os exames, sem antes ir ao Centro de Saúde, do qual só arranjaria consulta passado uns 5 meses e eu não poderia esperar mais. Acreditem, foi difícil que ela percebesse o quanto grave era a situação.
Fui logo para a CEDILE, um local onde se realiza exames, ecografias, entre outros e comecei a chorar imenso sem me conseguir conter à frente de todas aquelas pessoas. A minha mãe depois veio ter comigo e com o meu sobrinho. Fiquei feliz, estava com três pessoas que significam muito na minha vida, só faltava a minha irmã, o meu cunhado, a minha avó e a minha prima Maria Carolina estarem ali.
O que me deu mais força naquele momento foi o meu sobrinho que me viu a chorar e me limpava as lágrimas (estou emocionada ao escrever tudo isto).
Chegou a hora de entrar no consultório e descobrir toda a verdade, sim, porque, eu fiz questão que a médica me dissesse toda a verdade naquele momento e ela foi e agradeço-lhe imenso e ainda me fez sorrir, ver a vida e tudo aquilo que estava a acontecer , como algo não negativo.
A partir desse dia, tenho sido vigiada e acompanhada pelo meu ginecologista e ele diz que por enquanto eu ainda não necessito de recorrer a cirurgia, mas eu queria muito, pois tenho medo que o nodulo cresça. "

Following you back, thank you! xx Joice
ResponderEliminarsigo *
ResponderEliminarfiquei mesmo emocionada ao ler este post :o
Acho que toda a gente devia seguir o teu exemplo. Eu sou desleixada com isso, mas temo muito ter problemas como estes, por isso vou ter que me preocupar com isso. Muito obrigada pelo post com as indicações, muito útil, já guardei nos meus favoritos para poder fazer na altura certa! Muito obrigada mesmo **
ResponderEliminarOh linda..Não tenho tido tempo para vir aqui todos os dias portanto não tinha lido o teu post anterior, li este agora. Não te vou dizer que "isso passa" e "vai tudo melhorar" porque nem sou médica nem sei o que é passar por isso felizmente. Digo simplesmente que espero que corra tudo bem e que realmente não se torne em nada grave! Espero também que tenhas o apoio de todos os que amas =)
ResponderEliminarUm Beijinho
não consigo imaginar o que é passar por isso :S foste muito forte :)
ResponderEliminarObrigada!! =D
ResponderEliminarPoxa que fase complicada a que tu deves estar a passar... Eu também tenho um nódulo benigno na minha axila esquerda, às vezes cresce e é bastante incomodativo mas outras vezes diminui e parece que não tenho nada... Também andei por médicos e disseram-me o mesmo que a ti, eu poderia retirar mas não é expressamente necessário, uma vez que não é maligno.
Já o tenho à 4 anos e cada vez que vou a médica ela tem que me apalpar o corpo todo para verificar se entretanto surgiram mais ou não, e confesso que também sou paranóica com as doenças...
Não imagino o que estás a passar :x
ResponderEliminarMuita força !
Estou a seguir o blog *
A minha avó teve cancro da mama a 21 anos! Esta cá, linda e saudável... Ainda passeia e bebe chá com as amigas :) E era uma coisa má, não é como o teu! Força minha querida...
ResponderEliminar(Qual é a associação, já agora?)
Oh querida, realmente não sei o que é passar por isso. Agora estou na semana da menstruação, daqui uns dias vou tratar de fazer o auto-exame.
ResponderEliminarMuita força, tenho a certeza que vai correr tudo bem. Um enorme beijinho! :)
(tenho de ver na pull cá em C.B) *
De nada minha querida. Não me disseste qual era a associação...
ResponderEliminarNão tens de agradecer querida, nós nunca sabemos quando bate a nossa porta portanto temos de ser umas para as outras :') beijinhos *
ResponderEliminarNão conheço não querida. Mas vou explorar. Em lisboa é mais fácil arranjar qualquer coisa com pés e cabeça porque há imensas e poucas pessoas a querer. Tu não estudas nem vives em Lisboa pois não? Tenho a certeza que o GASTagus respondia as tuas necessidades. Mas por agora só estamos mesmo na área de Lisboa :(
ResponderEliminargostei bastante *
ResponderEliminarEsperemos que corra tudo bem! =D
ResponderEliminarForça Joaninha! :)
ResponderEliminarAgora assustaste-me Joana.
ResponderEliminarEu aos meses foi fazer uma ecografia mamária, porque acho que tenho qualquer coisa fora do normal na mama esquerda, não sei se é um nódulo ou lá o que é, só sei que quando apalpo a mama esquerda tem lá qualquer coisa que acho que não é normal. Na ecografia não me acusou nada, mas lembro-me da Doutora que me fez a ecografia não me inspirava grande confiança.
Compreendo muito bem o que passaste pois eu mesma fui operada há 3 meses para retirar um nódulo de 3 cm que tinha na mama esquerda precisamente. Também descobri um auto-exame e só 2 meses depois é que tive coragem para ir à médica (isto 2 anos atrás). Tive que fazer 2 citologias num ano (ou seja, com uma agulha retiraram liquido de dentro do nódulo) para ver se tinha células malignas, que felizmente não encontraram. Decidiram não operar pois não era maligno e era pequeno, mas como cresceu até 3 cm, fui operada em Julho passado. Foi mau (cirurgia com anestesia apenas local), mas já passou. Infelizmente tenho outro mais pequeno com tendência a crescer, mas é igualmente benigno, continuo a ser acompanhada e a fazer ecografias de 6 em 6 meses. A minha mãe também teve o mesmo mas nunca foi detectado nas ecografias. Por sorte também não era maligno. Não há forma possível de enfatizar o quanto é importante realizar o auto exame mamário desde cedo! Desejo- que te corra tudo bem! Beijinho
ResponderEliminarTambém já tive um tumor benigno no meu braço esquerdo. A partir do momento em que as pessoas ouvem o benigno, parece que passa a ser algo sem importancia. Pode não ser tão prejudicial, mas não é menos assustador para quem passa pela situação. Sofremos com as dores, eu pelo menos sofri horrores, nem conseguia dormir. O meu dia-a-dia era medicação para ver se conseguia adormecer. Tempos dificeis, mas que já lá vão. Espero que tudo corra pelo melhor, a sério :)
ResponderEliminarxx
Yap. É o que vou fazer, mas em outra clinica.Bjinhosss
ResponderEliminarSó para deixar um beijo enooooooorme!
ResponderEliminarMuita força!
beijo*
sejam solidarias poderia ser qualquer uma de nos ***
ResponderEliminarOlha, andava à procura de preços da ecografia mamária, porque vou fazer uma no dia 3. A médica passou porque notou um caroço, mas provavelmente é apenas gordura. O que acontece é que, não sei se será por se estar a aproximar a altura ou sei lá, até começo a ter dores nos peitos. Eu apalpo, apalpo e não noto nada fora do normal, mas ando super nervosa com isto também. Espero que corra tudo bem contigo e força!
ResponderEliminar